S. Tomé e Príncipe

Apenas em 6 horas de voo, podemos mergulhar num dos últimos paraíso na Terra: São Tomé e Príncipe, as suas belezas naturais avassaladoras com florestas virgens, flora e fauna única no mundo e, muito especialmente, a simpatia das suas gentes, apesar das dificuldades do dia a dia. Vale a pena conhecer as suas praias apaixonantes e as surpreedentes roças.

De clima equatorial, as temperaturas médias anuais variam entre os 22 e os 30º C, com uma forte densidade de humidade, quase sempre superior a 75 %. O ano caracteriza-se por duas estações: “A das chuvas” (Outubro a Maio), com temperaturas elevadas e trovoadas tropicais e a “Gravana” (Junho a Setembro), mais amena, mas com céu geralmente coberto.

Para ires, deves pedir o visto  com alguma antecedência, na embaixada de S. Tomé. É obrigatória a vacina contra a febre-amarela e recomendada a profilaxia da malária. Leva  repelentes de insetos e não ingiras alimentos crus nem bebas água não engarrafada.

Não deixes de conhecer o Ilhéu das Rolas:atravessado pela linha do Equador, é um cenário de recantos idílicos desenhados com areias claras, águas azul-turquesa e coqueirais à volta. Possui um dos fundos marinhos menos explorados, mais diversificados e coloridos do planeta e é um lugar fantástico para a prática de mergulho fazer passeios para observação de baleias e golfinhos, que facilmente poderás agendar.

Para conheceres melhor a ilha aluga um 4X4, de preferência com condutor, que facilmente conseguies na receção do hotel. Fala-se português e crioulo e podes usar o dolar americano e o euro – não vale a pena levares cartão. E quando quiseres fazer compras pela ilha não te esqueças de discutir preços- sempre!

Visita também a Roça São João: famosa pelo programa de culinária “Na roça com os Tachos”, apresentado pelo proprietário João Carlos da Silva e a Roça de Angolares (a 30 km).

Os pratos tradicionais incluem peixe, acompanhado de banana frita ou cozida e fruta-pão. Os pratos típicos são o Calulu, o Blabla, a Cachupa e a Feijoada. Para ires a resaurantes aconselho :

  • Casa da Dona Tété que serve comida caseira, típica de São Tomé, muito bem confecionada e a bom preço, na cidade;
  • Filó-Mar, da tia dos cantores Irmaõs Verdade e o Bigodes, ambos a cerca de 2 km do aeroporto;
  • Santola - 10 km de viagem que valem a pena se queres comer a melhor santola da tua vida.
  • Vê S. Tomé no Google aqui.
About these ads