República de Cabo Verde

A apenas 3h45 (Sal) ou a 4h (Praia) de viagem está este paraíso de areias brancas e águas mornas, um fantástico local para as tuas férias. O país tem quatro aeroportos internacionais situados nas ilhas de Santiago, Sal, BoaVista e São Vicente, que te ligam às restantes 6 ilhas em voos domésticos que duram desde 15 a 40 minutos.

Esta é uma viagem que se pode fazer em qualquer altura do ano, uma vez que o clima é geralmente quente, mesmo a água do mar mantém uma temperatura quente. A média anual raramente é superior a 25 °C e não desce abaixo dos 20 °C. A temperatura da água do mar varia entre 21 °C em fevereiro e 25 °C em setembro; o vestuário de ser fresco e leve, mas não se esqueça de um agasalho para uma eventual noite mais fresca. A estação chuvosa, de Agosto a Outubro, é muito irregular e geralmente com fraca pluviosidade, em especial nas ilhas de São Vicente e Sal, onde tem havido vários anos seguidos sem chuva. As ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade. A estação mais seca, de Dezembro a Julho, é caracterizada por ventos constantes, a chamada bruma seca, trazida pelo vento harmatão das areias do Saara.

A praia oferece boas condições, a gastronomia é ótima, em especial o peixe e marisco, e a antiga história do país.

A diferença horária é de 2h no verão e 1 no inverno.

A língua oficial é o português mas também se fala crioulo cabo-verdiano.

Precisas de um passaporte válido por 6 meses no mínimo, à data da partida; os cidadãos com passaporte não português devem informar-se junto da Embaixada de Cabo Verde; o Bilhete de identidade ou o Cartão do cidadão não serve para entrar no país.

O visto turístico é tratado juntamente com a reserva do pacote de Viagem (obrigatório envio de dados do passaporte até 5 dias úteis antes do início da viagem). Também é possível obter no aeroporto à chegada, com um custo de 25 € (pagos em numerário); naturais de Cabo Verde e familiares (incluindo conjugues) estão isentos de pagamento do visto mediante apresentação de documentos comprovativos. Não há vacinas obrigatórias. Aconselho-te a consumir apenas água engarrafada e fruta descascada.

A moeda é o escudo cabo-verdiano (1 € = 110 CVE aproximadamente). Podes cambiar no Aeroporto do Sal, Praia e Boavista, Bancos e nos hotéis principais. Os cartões de crédito (Amex/Visa/Mastercard) são aceites somente nos hotéis principais.arquip cabo verde

Num 1.º impacto podes ficar desiludido com a paisagem árida e seca de algumas ilhas e com a quantidade de gente que vês na rua, principalmente crianças. Mas passado algum tempo habituas-te às frequentes interpelações de estranhos a pedir, a vender ou simplesmente a interagir contigo… até aos mosquitos de final da tarde, ao calor húmido… A maioria das pessoas são simpáticas e prestáveis quando as abordamos e uma grande parte, se não mesmo a maioria, fala em crioulo no quotidiano.

Cabo Verde é um país insula, um arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas.

A capital de Cabo Verde é a cidade da Praia na Ilha de Santiago que, juntamente com o Mindelo, na Ilha de São Vicente, são as duas cidades principais do país.